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Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário destina-se a auxiliar os utentes em sua casa, satisfazendo necessidades básicas de pessoas dependentes.

Promovemos a autonomia e bem-estar do próprio e da família. Fazemos desde visitas de cortesia a cuidados de higiene ou distribuição de refeições.

O serviço de apoio Domiciliário está sedeado no Lar Nossa Senhora da Conceição.

  • Usufruindo de mais de trinta anos de experiência na prática de cuidados de assistência e de uma equipa de profissionais formados e motivados, a Santa Casa fundou, em 2004, o serviço de Apoio Domiciliário, que numa filosofia de proximidade pretende suprir as principais dificuldades da vida diária sentidas pela população mais envelhecida.

  • Pretende-se que o Serviço de Apoio Domiciliário permita prolongar a permanências das pessoas no seu domicilio e que isso contribua para a manutenção da percepção da sua independência, indubitavelmente uma das maiores contribuições para o bem estar dos grupos etários mais avançados.

    • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando dietas com prescrição médica
    • Cuidados de higiene e conforto pessoal
    • Higiene habitacional , estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados
    • Tratamento de roupa de uso pessoal do utente
    • Administração de medicação, quando prescrita por um médico
    • Actividades de animação de acordo com o planificado
    • Director técnico
    • Enfermeira
    • Psicólogo
    • Nutricionista
    • Animadora socio-cultural
    • Assistente Social

Perguntas frequentes (FAQ)

A quem se destina?

A todos os indivíduos que se encontrem em situação de dependência, física, psíquica ou de carência social, que possa ser atenuada através de todos, ou alguns, dos serviços prestados pelo SAD, que tenham um domicílio dotado de infraestruturas que permitam condições mínimas de habitabilidade e, ainda, família, amigos ou voluntários que lhe assegurem alguns cuidados informais.

Quais os critérios de admissão?
  • Vontade expressa do indivíduo
  • Grau de dependência física ou psicológica
  • Isolamento social e ou geográfico
  • Insuficiência económica
  • Conflitos familiares ou outros
Como é feita a inscrição?

A inscrição é feita nas instalações da Santa Casa, de forma presencial, a partir de uma entrevista com o director técnico ou o seu substituto. No caso de ser impossível a presença do candidato nas referidas instalações, o director técnico ou um elemento da equipa técnica, desloca-se ao local de residência deste para realizar a necessária avaliação.

Que documentos são necessários para a inscrição?

  • Cartão de cidadão
  • Cartão de beneficiário da Segurança Social
  • Cartão de contribuinte
  • Cartão de Saúde
  • Relatórios médicos
  • Última declaração de IRS e respectiva liquidação
  • Declaração de outros rendimentos ou pensões/reformas auferidas no estrangeiro
  • Despesas mensais fixas com saúde, e inerentes á habitação (água, luz, gaz, renda de casa)
  • As inscrições são válidas por doze meses, após o que deve proceder-se à renovação da respectiva inscrição.
Quanto vou pagar?

A mensalidade do SAD é o resultado de uma percentagem a aplicar sobre a diferença entre os

rendimentos per capita e as despesas apuradas, e o valor cobrado pelos serviços contratados,

quer em função da sua quantidade, quer em função dos dias da semana em que tal se verifique.

Sendo:
RC= Rendimento per capita mensal
RAF= Rendimento per capita (anual ou anualizado)
D= Despesas mensais fixas1
N= Número de elementos

Contudo, em função da especificidade de cada caso, estes valores podem ser considerados excessivos sendo, nestes casos, sempre ajustados à realidade, não descurando a sustentabilidade da Resposta. A missão da Santa Casa é a de resolver e não criar problemas.